DICAS IMPORTANTES PARA O PASSEIO DE SEU PET NO SHOPPING
Primeiro é preciso pensar no conforto e bem estar do cachorro. O shopping é um ambiente cheio de gente, agitado e barulhento. Pode ser estressante para o pet que não está acostumado e é sensível a esse tipo de local. Por isso, pense: devo levar meu cão ao shopping?
Ao perceber que o cachorro tem medo, está tremendo ou late para todo mundo que passa é melhor cancelar o passeio. Além de ficar estressado e prejudicar a saúde dele, o animal incomoda, mesmo que sem querer, as pessoas à sua volta.
Antes de sair de casa
Antes de levar o cachorro para o shopping é preciso ter certeza de que tudo está em ordem e o cachorro pronto para sair. Nunca esqueça de levar a coleira do animal e mantê-lo sempre preso à guia, junto do dono, o que é regra em todos os shoppings.
Leve uma garrafa de água própria para pets e se possível o alimente bem logo antes de sair para evitar ter de voltar mais cedo do que o esperado para casa. O ideal é levar saquinhos para recolher as fezes do cão. No entanto, não é preciso se preocupar muito porque os locais onde os cães são permitidos costumam contar com profissionais preparados para fazer essa limpeza. Mas não custa nada levar, não é?
E o mais importante: tenha certeza de que o pet é permitido no shopping onde pretende ir. Saiba quais estabelecimentos ele é bem-vindo e conheça as regras para a entrada dele para evitar mal entendidos.
No shopping
Além de tomar os cuidados citados anteriormente, é preciso respeitar o ambiente onde se está e principalmente as pessoas. O shopping é público e nem todo mundo é obrigado a gostar de cachorro e muitos têm medo dele, até porque só é um convidado ali e não o principal. Não deixe o cão pular em desconhecidos e entrar nas lojas antes de ter autorização.
Na praça de alimentação ele não é bem-vindo, por mais que na sua casa o pet tenha liberdade para entrar na cozinha e praticamente suba na mesa para comer junto. Por questão de higiene (e mais uma vez respeito), mantenha o animal longe dessa região, por mais que não tenha nenhuma placa à vista proibindo a permanência do pet ali.
Cães-guias , por Lei, podem entrar em qualquer shopping e estabelecimento. Além de todos os portes de cachorro precisarem de coleira para entrar, apenas os pequenos podem usar a escada rolante, mas sempre no colo do dono.
Os cães de grande porte têm menos direitos e acesso mais restrito a algumas áreas e até elevadores, às vezes. Dependendo da raça e da personalidade a focinheira é exigida durante o passeio no shopping.