1. MACHO OU FÊMEA? QUAL ESCOLHER?

    Cachorro macho ou fêmea? Qual você escolhe?

    Em muitos casos, quem busca um cão para fazer parte da família se depara com uma grande questão: escolho um cachorro macho ou fêmea? Com características, comportamentos e peculiaridades variadas, os cães machos e as cadelas podem ser muito diferentes. Por isso, conhecer suas qualidades e atribuições é algo fundamental para saber qual deles levar para casa e ter como parte do lar.
    Embora muitos acreditem em uma série de mitos que envolvem a diferença de gêneros dos animais – como, por exemplo, o de que os machos são melhores cães de guarda do que as fêmeas – boa parte dessas crenças são equivocadas (embora algumas tenham um fundo de verdade), e para escolher entre um cachorro macho ou fêmea é necessário se desprender das crendiçes e buscar informações reais que possibilitam uma decisão acertada para sua família.
    O local e o espaço que o cão terá para brincar, o nível adequado de atividades para a sua saúde e a quantidade de atenção requerida pela raça escolhida são alguns dos muitos fatores que devem ser levados em conta na hora de levar um pet para casa – independente do gênero do cão. No entanto, há, ainda, muitos fatores diferentes entre os cães e a cadelas, que podem ter um grande impacto na vida de quem cuida deles; e é por isso que estar bem informado é a melhor maneira de fazer uma escolha sábia.
    Enquanto a questão do cio ainda desistimula muitos a escolherem as cadelas como pets, o fator da marcação de território também preocupa quem pensa em adotar um macho. Para facilitar a sua decisão, elaboramos uma lista com diversas vantagens e desvantagens em se ter um cachorro macho ou fêmea, conforme você confere a seguir:
    ***As características das fêmeas:
    Embora boa parte dos comportamentos estranhos e incômodos dos cachorros (tanto machos como fêmeas) possam ser resolvidos com a castração, as cadelas que ainda não passaram por este procedimento sofrem uma série de mudanças constantes em função do cio; ganhando a fama de mudar de humor com facilidade e de não serem tão amigáveis como os cães machos. Listamos abaixo algumas peculiaridades das cadelas e seu comportamento:
    As cadelas são mais independentes que os machos, e agem de maneira mais ativa para solucionar problemas ou questões que possam aparecer.
    As cachorras fêmeas são bem controladoras, e podem responder de maneira bastante agressiva quando se sentem ameaçadas.
    A partir do primeiro ano de vida, as fêmeas não-castradas entram no cio a cada seis meses; e isso provoca uma série de mudanças de humor, incluindo agitação exagerada e, em alguns casos, agressividade.
    As cadelas podem ser ótimos cães de guarda. Mais desconfiadas por natureza e focadas na proteção da família, as cachorrinhas podem ser extremamente corajosas, lutando para proteger seus donos e crias.

    ***As características dos machos:
    Considerados mais dóceis e atenciosos, os cães machos também podem enfrentar alguns problemas quando não castrados; incluindo, até mesmo, a distração no ato de proteger a família em função de uma cadela no cio passando por perto. Conheça, a seguir, algumas características bastante presentes em cachorros machos:
    Os machos são mais carinhosos e afetuosos que as cadelas, e tendem a buscar mais carinhos com os donos que as fêmeas.
    Os machos tendem a ser animados durante toda a vida – ao passo que as fêmeas, conforme envelhecem, passam a ser mais reservadas, na maioria dos casos.
    Os cachorros são mais atenciosos que as cadelas e, enquanto a independência das fêmeas pode afastá-la de seus donos; os machos estão sempre prontos para brincar, interagir e fazer festa com seus proprietários.
    A marcação de território por meio de jatos de xixi espalhados nos mais diversos lugares é algo comum aos cães não-castrados, assim como a agressividade.
    Os cachorros tendem a ser mais atraídos por recompensas (como petiscos) do que as cadelas; e isso pode ser extremamente útil em processos de adestramento.
    Quando castrado, o macho também se sai um ótimo cão de guarda; já que ele tende a dar mais atenção ao seu território como um todo e, com o treinamento adequado, pode proteger seus donos e seu lar com muita garra.
    Então, já se decidiu?

    Fonte: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/macho-ou-femea/

    Continuar Lendo >>
  2. PROFISSIONAL LISTA CUIDADOS PARA QUEM QUER ADOTAR UM GATO

    Quem quer adotar um gato precisa conhecer um pouco mais sobre suas manias e necessidades únicas, pois entender seus hábitos contribui para a saúde e o bem-estar do animal.

    Continuar Lendo >>